Fado Nórdico (PT)


Fado Nórdico

O fado português se mistura com a música escandinava

Voz e piano: Monica Jakobsen

Violino e  voz: Anne Eltard

Viola: Søren Tarding Rasmussen

O trio Fado Nórdico é um encontro musical entre a música escandinava e o fado Português. É a sensação do Rio Tejo que se mistura com o cheiro dos jardins escandinavos. Fado Nórdico é um beijo de carinho e amizade entre duas culturas antigas de pescadores e agricultura de Europa.
A cantora e letrista dinamarquesa Monica Jakobsen, que viveu vários anos em Portugal, tomou a iniciativa de criar este encontro musical. As cancões compostas pela Monica não só são cantadas nos concertos do Fado Nórdico; fadistas portuguesas conhecidas descobriram estes fados nórdicos e cantam-nas ao vivo em Portugal e pela Europa. Em 2004 o projeto Fado em Bossa publicou uma das músicas e em 2005 a fadista conhecida Claudia Madur vai publicar três obras musicais da Monica.
A violinista e compositora dinamarquesa Anne Eltard tem as suas raízes musicais no folclore Escandinava. É uma música reconhecida na Dinamarca e nos restantes países nórdicos. Anne Eltard contribui com o timbre nórdico através de cantigas conhecidas e algumas composições próprias.
O guitarrista e compositor Søren Tarding Rasmussen representa, com uma história ampla no latin no jazz, a combinação musical entre Norte e Sul. O seu estilo musical muito original mostra-se nos seus solos e também em composições próprios que nos fazem lembrar o tango argentino e a guitarra clássica de Espanha.
A voz suave e expressiva da Monica, o toque poderosa e a voz melancólica da Anne se mistura com a expressão intimista do Søren no Trio Fado Nórdico, e faz nos lembrar que música é uma linguagem universal que atravessa as fronteiras dos nossos países.
Com humor e alegria, Fado Nórdico, serve-nos bacalhau português e arenque dinamarquês ao mesmo tempo, e nos deixa viajar entre Norte e Sul. Uma viagem cheia de melancolia, alegria e saudade.